Serviços

Por que é importante assegurar meu veículo?

Quando você compra um veículo novo ou usado, é necessário que você saiba a importância de por que você deve garantir seu carro ou moto, para cuidar de seus ativos econômicos e extra-patrimoniais.

Todas as pessoas já ouviram falar do seguro do veículo e dizer que o veículo não necessariamente tem que se referir a um carro, também pode ser uma motocicleta, um caminhão, um ônibus ou qualquer categoria.

Se você está pensando em comprar um carro, então, em Mi Nave, nós te ensinamos por que é tão importante para garantir seu veículo.

O SOAT é um seguro de veículo?

A primeira coisa que deve ser esclarecida é que o SOAT (Compulsory Traffic Accident Insurance) não é o mesmo que uma política do veículo.

“O SOAT é um requisito de que todos os veículos que transitam pelo país devem ter. Este seguro cobre os danos pessoais causados ​​a pessoas em acidentes de trânsito, garantindo a prestação de serviços médicos, compensação por incapacidade permanente ou morte, funeral e ambulância até os montantes estabelecidos na regulamentação vigente.

Habilitação

Por sua vez, o seguro automóvel é voluntário e abrange o proprietário do veículo se o veículo a motor sofrer danos totais ou parciais devido a um acidente, seja roubado na sua totalidade ou em algumas de suas partes ou causar danos à propriedade de terceiros ou feridos e morte a terceiros.

Nestes casos, a companhia de seguros concede ao segurado uma proteção para garantir a reparação do veículo, uma remuneração monetária ou em espécie, o pagamento de despesas legais ou outros benefícios conforme apropriado ao que foi acordado na política “, disse Fasecolda (Federação de Seguradoras colombianas).

A importância de ter um seguro de veículo

Existem muitos benefícios para adquirir seguros para veículos, talvez para muitos é uma despesa, mas quando você faz uma análise que relaciona os riscos com o investimento de garantir seus ativos, então tome cuidado com a herança pela qual você fez um esforço.

“O benefício mais importante que uma política automobilística tem é a Responsabilidade Civil Extracontractual, por meio desta cobertura todos os danos patrimoniais e extra-patrimoniais causados ​​pelo segurado a terceiros com seu veículo devido a um acidente são cobertos (Danos a bens de terceiros e morte ou lesões a uma ou mais pessoas).

Isso inclui os custos de defesa em processos civis e criminais que o segurado deve enfrentar devido ao acidente “, disse Diaz assistente técnico da La Previsora.

Habilitação

Outros riscos que o usuário pode ser coberto são para cobrir a perda de seus ativos. “Um benefício mais importante é que ele cobre o segurado pela perda de ativos que ele sofre como resultado de danos causados ​​por acidentes ou roubos ao veículo segurado”, argumenta Fernández, gerente da Liberty Seguros Barranquilla.

Se o proprietário do veículo não tiver seguro, isso significaria que ele assumisse esses custos de seu próprio bolso ou ativos, o que, em muitos casos, é uma quantia elevada de dinheiro, conseqüentemente, se ele contrata seguro, ele só paga um prêmio anual que é muito mínimo em comparação com outros custos porque tem seguro.

O que devemos levar em consideração ao tomar uma política?

“Deve ser levado em consideração, principalmente, que tem uma boa cobertura do veículo em caso de perda total ou roubo, e reivindicações com terceiros.

Depois disso, veremos os benefícios adicionais ou os benefícios extras oferecidos pela seguradora, a fim de cuidar melhor nossos ativos “, disse José Fernández, gerente da Liberty.

No Brasil, os cidadãos que moram no estado do Rio de Janeiro fazem a consulta de todas informações a respeito do seguro de veículo através do site do Bradesco DPVAT RJ.

Como se pede uma certidão na Sintegra ES?

O Abantesma Admirável, do mesmo jeito que os demais Estados, tem uma setor para que os impostos das companhias sejam armazenados e possam similarmente ser revistos no momento em que for necessário. Inteiramente digital, este órgão é o Sistema Absorvido de Informações Sobre Coisa Interestaduais com Itens e Serviços (Sintegra), que serve para abordar a Secretaria da Bens sobre cada uma das contribuições.

Os munícipes e similarmente as companhias que estão instaladas nesse Estado são capazes de realizar consultas periódicas sobre os documentos que registram os seus impostos. Enquanto os grandes empresários pagam distintos tipos deles, as indivíduos físicas fazem as declarações anuais de imposto e elas são visualizadas nesse anais similarmente.

Como é que os capixabas acessam essas declarações?

Até as companhias, que abrange dezenas de impostos para abandonar, são capazes de conceber como está a sua achega muito depressa. Aconselhando o seu CNPJ, cada uma das corporações pode utilizar o SINTEGRA ES seu anais atraente para analisar os seus impostos, para usá-los como certificação e para exigir financiamentos.

Os arquivos magnéticos que as companhias do Abantesma Admirável pedem similarmente são capazes de ser na maneira de uma atestado. Nesse caso, a Sefaz, tendo a Sintegra como sua interlocutora, faz um acréscimo de como está a situação dessa empresa e atesta se ela está com todos os impostos pagos ou se ela precisa algo. Se ela tiver qualquer calote, é comum que até inclusive o valor seja abarcado nessa atestado.

Destaca-se que as companhias são capazes de utilizar a consulta inscrição estadual ES desse órgão somente internamente. Os profissionais da Contabilidade são capazes de realizar um bom controle de todos os impostos que, de feito, a Secretaria da Bens recebeu e reconhece, o que é fundamental para que não existam débitos.

A questão da autenticidade

No momento em que as companhias fazem um controle interno desses impostos, ela não precisa de autenticação: afinal de contas, ela sabe de no qual está retirando essa atestado. No entanto, no hora no qual ela precisa mudar essa atestado para um banco, para qualquer credora, para outra empresa que deseje ser sócia ou outra situação, é essencial que se ateste a adequação.

Abarrotar que qualquer atestado da Sintegra ES é autêntica é uma missão ágil. A princípio, cada empresa ou cada indivíduo pedirá essa atestado e a receberá. Em seguida, conseguirá acessar a ferramenta de adequação que está no site desse órgão, proporcionar os registros, como CPF ou por isso o arquivo do produtor, e conceber a adequação.

Os indivíduos que já exigiram uma atestado de cobertura eleitoral, por adágio, saberão como é o desempenho dessa atestado: em seguida que o algarismo de arquivo é aplicado, é mostrado um repartição de que aquela coisa é inclusive de autoria da Sefaz e de que qualquer banco ou academia pode acreditar. Importa aduzir que essa ferramenta de autenticação para os capixabas é gratuita.

Como se pede uma certidão na Sintegra ES?

Para se exigir qualquer atestado na Sintegra ES, precisa-se acessar http://www.sintegra.es.gov.br/, adicionando uma adesão estadual, no caso a quem pertence produtor, ou o algarismo do CNPJ. Similarmente há um link para que os microempreendedores individuais (MEI) capixabas possam conceber todo o seu arquivo.

Veja como entrar no site do Detran

O site Detran PE é um dos principais recursos para que os motoristas acontece região possam acessar uma série de informações relacionadas a seus veículos. Por meio do www.detran.pe.gov.br é possível aconselhar-se dívidas, corporificar agendamentos, examinar calendários de pagamentos e uma série de outras informações que, antanho, demoraria muito para poderem ser acessadas.

Graças a internet e as suas tecnologias, nos dias de hoje é possível conquistar uma série de facilidades na internet. Para análogo, basta uma ótima acoplamento e um aparelho que permita arar e acessar as páginas que oferecem os serviços do Detran PE.

Para ajudá-los a supervisionar como acessar e usar o site do seção de abertura para corporificar consultas, continue lendo e confira as dicas que separamos especificamente pra você.

O Detran Pernambuco passou a se informatizado a partir dos anos 1990. A partir de por isso, o órgão vem buscando acrescentar recursos e ferramentas para cada vez mais favorecer a vida de seus usuários. Dessa forma, não é mais preciso ficar minutos ou até inclusive horas esperando no telefone para conquistar uma simples informação.

Como entra no site do Detran, aprenda!

Se você quiser acessar o site do Detran Pernambuco, há duas comportamento que são bastante simples e rápidas que vamos aludir logo abaixo:

É fundamental acessar o site do Detran PE dessa forma, uma vez que dessa maneira você terá certeza que acessar o direção eletrônico do seção de abertura. Aproveite o tempo para levar todas as dúvidas que você constantemente quis levar sobre leis de abertura, carros, motos, multas, infrações etc.

Caso o seu automóvel esteja devendo o IPVA PE ou esteja atolado de multas, por meio do portal do órgão é possível examinar se a sua casa tem qualquer calote relacionada a seu algarismo de repartição.

DETRAN

DETRAN

Tudo que será necessário é seguir para o Detran PE consulta chapa usando o algarismo do Repartição nacional do Veículo.

Agora chegou o hora de adestrar-se corporificar a consulta Detran PE multas relacionadas a seu veículo. Você recebeu uma coima ou pretende entender se certo veículo tem multas relacionadas a seu repartição?! Saiba que é bastante simples corporificar essa consulta.

No entanto, antes de mais nada, será preciso ter em mãos o algarismo do repartição nacional do veículo a ser consultado. Com o arquivo em mãos, confira a seguir as dicas para aconselhar-se as multas:

Para corporificar o pagamento, será preciso aplicar a acompanhador de pagamento. Em seguida de examinar todas essas dicas, você saberá acessar o site Detran Pernambuco (www.detran.pe.gov.br) para corporificar uma série de trabalhos.

Sefaz RJ – Pagamentos, consulta

A Secretaria de Bens do Estado do Rio de Janeiro, mais conhecida como Sefaz RJ, é uma escola incumbida de acumular impostos de indivíduos e companhias, além de administrar este dinheiro e reproduzir planos e políticas públicas para reforçar a armazém para os cofres públicos. É a escola que estipula, por adágio, quanto deverá ser cobrado do Imposto sobre a Casa de Veículos Automotores (IPVA).

O que muita gente não sabe é que por meio de do portal do órgão é possível conquistar acesso e uma grande diversidade de serviços na internet – o que favorece a vida de vários contribuintes, profissionais liberais e empresários. O acesso a informação sobre os impostos, taxas e mais serviços, como a nota fiscal eletrônica, é bastante simples.

E para favorecer também mais, nós elaboramos um texto que abordará as questões mais essenciais a respeito de da Sefaz Rio de Janeiro. Continue lendo para entender mais!

Sefaz Rio de Janeiro Consulta

A Secretaria de Bens do Estado do Rio de Janeiro é a escola encarregado pela obra de políticas públicas para reforçar a achega tributária por parte de companhias e indivíduos físicas do Estado. A escola é a encarregado por colher os tributos relativos a posse dos automóveis e a consumo de itens e prestações de serviços realizados por companhias e profissionais liberais no Rio de Janeiro.

Sefaz

De acordo com o que está categórico no site da escola, a missão da Sefaz RJ inscrição estadual é “Abastar e gerenciar os recursos públicos que viabilizam a gestão do Governo, com acetato, altivez e tempestividade, prestando contas e disponibilizando com prontidão as informações necessárias para o auxiliar acabamento do controle fiscal e civil do Estado.”

Além disso, a escola disponibiliza uma série de informações essenciais em seu internet site. E para entender como acessar estes recursos, elaboramos um passo a passo bastante simples de ser acompanhado no conteúdo a seguir.

Graças a internet, hoje em dia podemos ter acesso a recursos e informações que, há 10 anos, seria improvável de se imaginar. Especialmente quanto se trata de ferramentas que atuam para desburocratizar procedimentos simples.

Por adágio, no site da Sefaz Rio de Janeiro é possível conquistar a Assinatura Digital depressa para colocar uma nota fiscal eletrônica.

Para o colaborador legítimo, o portal da Sefaz RJ conseguirá ser benéfico para levar dúvidas, colocar 2ª vias ou adulterar seus dados cadastrais, por adágio. No conteúdo a seguir, mostraremos como é possível e acelerado acessar o site da secretaria.

Como funciona o imposto IPVA em Minas Gerais

O Brasil possui 27 Estados e 1 Distrito Federal; os Estados abrange alcance para fazer impostos estaduais (leia similarmente sobre impostos federais e impostos municipais).

Os impostos estaduais são detalhados pelo texto 155 da Instituição Federal; Esse é com certeza o texto mais prolongado nesta Seção da Instituição, que reflete a dificuldade da gestão dos afazeres interinstitucionais sobre os impostos.

De acordo com o texto acima alegado, os Estados e o Distrito Federal são capazes de fazer os seguintes 3 impostos: Imposto sobre Circulação de Acervo e Serviços (ICMS), Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA), Imposto sobre Morte e Doações.

O ICMS é o imposto que cascavel a maior cifra de dinheiro (mais de qualquer imposto federal e contribuições). Para grandes estados industriais como São Paulo e Rio de Janeiro, o ICMS é, de afastado, a maior fonte de receitas.

A consulta IPVA MG aplica-se à casa de veículos, como carros, caminhões, motocicletas, barcos (com propulsor), ônibus, aviões. Como o IPVA é administrado pelas leis estaduais, isto significa que pode cabedal diferenças no imposto de carros nos Estados; várias companhias de aluguer de automóveis licenciam toda a sua armada no estado do Paraná, que possui uma das IPVA mais baixas do Brasil.

O imposto sobre a morte e doações é o afim brasileiro ao imposto patrimonial. O imposto precisa ser cobrado no momento em que indivíduo morre e os acervo são transmitidos aos descendentes. Seria um ótimo meio de abastecimento de renda.
No entanto, diversos Estados nem sequer ao menos criaram a Arbítrio, e aqueles que criaram estabeleceram um índice bastante baixo: uma coisa em torno de 2%, plano.

Além do mais, diversas coisa envolvendo adiamento de imóveis caros não são auditadas pelos Estados; Isto significa que os princípios do imobiliário são capazes de ser sub-declarados, acabando, então, em uma tributação bastante baixa das heranças.

ipva mg

Os Estados apenas são capazes de adestrar estes 3 impostos; Os Estados similarmente são capazes de fazer um contributo para a segurança civil, porém as receitas desse contributo precisam ser direcionadas aos pagamentos futuros da segurança civil (vários Estados não criaram análogo achega).
A maior parte dos Estados no Brasil possui uma forte submissão do Fundo de Atividade dos Estados, que é adestrado por parte do produto do Imposto de Renda e do Imposto Industrial.

Impostos estaduais

Todo Estado no Brasil possui Ajudante de Finanças (em Português, Secretaria de Finanças ou Secretaria da Bens). Esse é o lugar para o caso em que você está iniciando um negócio de comércio, ou se você vai adquirir um automóvel e pretende afirmar as multas legadas.

Para cada automóvel registrado no Brasil, é preciso pagar um imposto anual. As taxas são variáveis ​​por cada estado brasileiro, porém são calculadas com base na marca, idade e valor de mercado atual do veículo.

Em maior parte, os carros são vacas em dinheiro no Brasil: o imposto IPVA é alusivo a alto. Por outro lado, a maior parte dos estados permite um abate se acertado por uma pela certa data, além de deixar pagamentos mensais ao prolongado do ano.

Esse é o afim ao imposto sobre o valor inserido no Brasil. Ainda que não exista um imposto de vendas oficial no Brasil, todo fabricante, distribuidor, pracista ou abastecedor em aproximadamente todas as linhas de serviços agradecimento o ICMS do estado e recarrega a aplicação de imposto para o consumidor. Há algumas isenções, especialmente pertencentes a itens com destino à exportação, matérias-primas e transmissão interestadual de eletricidade e combustíveis. A única altivez que possui um impacto para o homem nas ruas brasileiras é admirado nos jornais, revistas e livros.

Em grande indicador, o ICMS é um imposto absconso: não é reparado em nenhuma factura. A maior parte dos consumidores no Brasil não sabe quanto ICMS está afetando seu quantidade de gastos. Todo o sistema de impostos sobre acervo e serviços no Brasil é bastante não acessível. Cada forma de produto possui sua própria alíquota média de ICMS adicionada, que pode ser executada, por adágio, de 18% sobre o arroz para um amplo desenvolvimento de 56% na birra.

Veja qual a desvantagem de comprar um veículo na loja

De acordo com a IHS Automotive Consulting, 32% dos custos de um carro novo estão diretamente relacionados a impostos. No entanto, o imposto que mais diz respeito aos proprietários de automóveis é o IPVA que é devido anualmente.

Seguro regular e Desvalorização

O seguro de carro varia muito de acordo com a idade do proprietário, como o carro vai ser usado, quantas pessoas vão dirigi-lo e, claro, de acordo com o próprio carro. O seguro no Brasil é bastante caro e, portanto, muitas pessoas não o possuem. O seguro geralmente varia entre 3 a 10% do preço total do carro por ano.

Uma vez que o carro deixou a concessionária, sofre desvalorização que varia de 10% a 30% no primeiro ano sozinho.

Aplicando essa lógica, aqueles que compram um novo carro econômico, não precisam se preocupar demais com a desvalorização que provavelmente não ultrapassará 15% no primeiro ano. Aqueles que estão interessados ​​em carros mais “luxuosos” devem optar por uma versão pré-possuída com apenas um ano de uso, pois tendem a desvalorizar em 20%.

A IPVA é cobrada sobre a propriedade de qualquer veículo automóvel. O valor é calculado de acordo com o perfil do veículo e seu estado de origem. Para o estado de São Paulo, as taxas em 2014 foram:

Tipo de veículo
Preços
Caminhões
1,5%
Ônibus, minibuses, caminhões de táxi, motocicletas, ciclomotores, scooters, triciclos, quadriciclos, máquinas de terraplanagem, empilhadeiras, guindastes, locomotivas, tratores e similares.
2%
Veículos que utilizam etanol, gás natural ou eletricidade
3%
Qualquer outro veículo a motor que não esteja incluído nas categorias especificadas acima
4%
As taxas aplicadas de acordo com o quadro publicado pelo Escritório do Tesouro do Estado, conhecido como Secretaria da Fazenda, são baseadas no preço médio de mercado para carros de modelos e características similares.

detran pe

 

Um desconto é oferecido se o IPVA for pago em apenas uma parcela em janeiro, mas também é possível pagá-lo em três parcelas mensais. Os carros antigos ou antigos, que são aqueles com mais de 20 anos, estão isentos do pagamento do IPVA Pernambuco.

Além do IPVA, existem outras despesas obrigatórias diretamente relacionadas a possuir um carro. Estes são o DPVAT, CNG e Licensing.

DPVAT

Curto para Seguro de Danos Pessoais Causados ​​por Veículos Automotores de Via Terrestre, este é um seguro para danos pessoais causados ​​por automóveis, o que garante que as vítimas de acidentes causados ​​por um automóvel recebem uma indenização.

A indenização é de R $ 2.700,00 para cobrir despesas médicas para R $ 13 500,00 em caso de óbito ou inaptidão permanente. O DPVAT é pago junto com IPVA e tem um valor fixo de R $ 105,65 para carros, R $ 292,01 para motocicletas, se pago em uma parcela, R $ 396,49 para ônibus e R $ 110,38 para caminhões. O valor é o mesmo para carros produzidos localmente e importados.

Selo GNV

Usado por mais de um milhão de veículos no Brasil, gás natural comprimido ou carros equipados com GNV devem passar por uma inspeção anual realizada por lojas credenciadas pelo Inmetro. O custo médio da inspeção é de BRL 260,00. https://www.facebook.com/carrosd0brasil/posts/2008706629359038

Licenciamento

Todos os anos, os carros são obrigados a renovar o seu CRLV, abreviação de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, que é o certificado de registro e licenciamento de veículos. Este documento é obrigatório e a taxa é de R $ 72,25. Além disso, todas as multas que você pode ter recebido ao longo do período anual devem ser pagas para obter o seu veículo licenciado.

 

Elementos necessários no seu Carro

Todos os veículos devem circular com seus documentos atuais. O incumprimento destas obrigações é o motivo pelo qual o veículo deve ser removido da circulação pela autoridade competente.

Os extintores de incêndio também são um elemento essencial em um carro. Aqui está uma lista dos itens que você deve transportar em seu carro:

Licença de motorista: um documento legal que certifica que você está qualificado para dirigir um veículo a motor específico.

Placa Patente Única: é um emblema metálico que grava letras e números. Este objeto nasceu e morre com o veículo. Estas placas (2), são concedidas pelo Registro Nacional de Veículos a Motor, devem ser colocadas na frente e na retaguarda do veículo, a ausência de qualquer uma é uma infração. É um documento que, por um lado, consiste nos dados dos proprietários do veículo e, por outro lado, todos os dados e características do carro.

Seguro Obrigatório: abrange os riscos de morte e lesões corporais sofridas pelo motorista do veículo, pessoas transportadas ou qualquer terceiro afetado.

Veja os demais elementos que são obrigatórios

 

Detran

Permissão de Circulação: é o imposto que deve ser cancelado anualmente pelo veículo para o município. Para obter esta licença, você possui os seguintes requisitos: certificado de revisão técnica e gases por dia, licença de condução do ano anterior e seguro obrigatório de acidentes pessoais.

Extintor de incêndio: recipiente metálico ou dispositivo autônomo, projetado como cilindro, que pode ser deslocado por uma única pessoa e que usando um mecanismo de impulso sob pressão de um gás ou pressão mecânica serve para apagar o fogo.

Os macacos são uma das ferramentas básicas para um carro. Chave de macaco e roda: é uma máquina usada para levantar o carro ao operar manualmente uma manivela ou uma alavanca, as chaves são para soltar a roda RN.

Roda de reposição: Este é um pneu completo, completo com pneus e pneus, presente em todos os carros para substituir outra roda de operação que pica, racha ou quebra.

Kit de primeiros socorros: um elemento destinado a conter os medicamentos e as ferramentas essenciais para primeiros socorros ou para tratar doenças comuns. Isso deve conter: tesoura, clipe fino, algodão, gaze, ligaduras, sabão, desinfetantes, água oxidada, álcool.

Triângulos: instrumento vermelho reflexivo que está instalado na parte de trás do carro para avisar outros carros que seu veículo tem um defeito.

Como prestar os primeiros socorros em acidentes no trânsito

Um acidente de trânsito é um evento que pode gerar um incontrolável natural nas emoções das pessoas. Podemos sentir angústia, medo, estresse, raiva, tristeza ou ansiedade. Então, a primeira coisa que você precisa fazer é manter a calma o tempo todo. Desta forma, você pode controlar a situação e chegar à frente deste evento de forma satisfatória para você e para as outras pessoas afetadas no acidente.

Os 3 passos que explicaremos a seguir são parte de uma metodologia dada pela Cruz Vermelha Internacional que é aplicada em qualquer tipo de acidente, entre eles os acidentes de trânsito. Aprenda-os bem para aplicá-los corretamente nessas situações DPVAT.

Como Proteger quem sofreu acidente

Após o impacto, primeiro verifique se você está bem, não tenha ferimentos graves ou compromete sua saúde e, em seguida, verifique o status das outras pessoas envolvidas no acidente. Em seguida, ligue as luzes de emergência do seu carro e coloque o asfalto nos cones ou triângulos reflexivos que você mantém no seu equipamento rodoviário a 30 metros da localização do acidente de carro, de modo que qualquer veículo que atravesse o local, a 50 quilômetros por hora, alcance para parar ou esquivar as pessoas e os veículos afetados.

Ligue imediatamente as autoridades que podem ajudá-lo. Ligue primeiro a Linha de Emergência (123), se aplicável, à Polícia Rodoviária (# 767) e sua seguradora (se for SURA # 888). Durante a conversa, descreva em detalhes o que aconteceu no acidente de trânsito e a localização exata onde aconteceu. Assim, a assistência que chegará ao local do incidente será ajustada ao que as pessoas envolvidas nela exigem.

Como pedir ajuda

Se ocorrerem lesões graves, não as mova, pois você pode gerar lesões ou lesões mais graves do que a causada pelo acidente de trânsito. A única exceção a esta regra importante é que um incêndio, inundação ou deslizamento de terra pode ocorrer em caso de acidente.

Se os feridos tiverem hemorragias, pegue um pedaço de gaze e pressione-o na ferida e espere o equipamento paramédico chegar. Se os feridos não são sérios, diga-lhes que não permaneçam na estrada ou perto da cena do acidente.

Detran

Não mova seu veículo para o local do acidente. É a única maneira que as autoridades de trânsito têm que saber o que realmente aconteceu. Faça isso apenas quando as autoridades de trânsito informarem. Registre (se houver) os nomes e números de telefone das pessoas que testemunharam o acidente (testemunhas).

Tenha seus documentos (licença e carta de condução) e o carro (registro, SOAT e Technical Review Mechanics) e entregue-os às autoridades competentes quando solicitado.

Quando as autoridades solicitam sua declaração dos eventos ocorridos no acidente (comparando), não assumem responsabilidade ou culpa. Relata o que aconteceu da maneira mais sucinta possível. Tenha em mente que a responsabilidade só pode ser determinada pela autoridade competente após a investigação e a falta de conduta. Se no acidente tiverem ferido ou falecido, as autoridades têm a obrigação de imobilizar seu veículo e fazer testes de respiração. Siga as instruções das autoridades em companhia do representante da Sura.