Veja dicas para investir nos mercados emergentes!

Pode não ter havido pior lugar para investir nos últimos anos do que nos mercados emergentes. Entre 2011 e 2015, o MSCI Emerging Market Index caiu cerca de 32% – o nosso próprio mercado problemático caiu apenas cerca de 3,2% em relação ao mesmo período. Mas se há uma coisa a ser conhecida sobre os países em vias de desenvolvimento, é que as coisas podem passar de mal a boa aparentemente durante a noite. Desde 21 de janeiro, quando os mercados globais começaram a aumentar após a correção pós-ano novo, o índice subiu 31%.

Há muitas razões pelas quais a região lutou, incluindo a desaceleração do crescimento na China (o país viu o PIB cair de cerca de 11% em 2010 para cerca de 7,7% em 2015), queda dos preços das commodities e instabilidade política, o que levou os investidores a comprar mais americanos estoques e menos mercados emergentes.

Aumento das taxas

As atitudes estão mudando, diz Gerardo Zamorano, diretor da Brandes Investment Partners, especializado em mercados emergentes. Os preços do petróleo subiram cerca de 31% este ano, os receios sobre o aumento das taxas de juros nos EUA – outra grande razão para o motivo daquela área sofrida – diminuíram e as pessoas estão mais uma vez procurando maneiras de aumentar os retornos médios. Muitas dessas nações, como a Rússia e o Brasil, também se tornaram incrivelmente baratas. Em comparação com suas médias históricas, alguns mercados estão negociando com um desconto de 30%, diz Zamorano.

Mercados Emergentes

Claro, investir em países em desenvolvimento não é para os fracos de coração. Quando as pessoas ficam nervosas sobre as ações, eles tendem a vender os mercados emergentes e vice-versa. Problemas políticos inesperados, como a corrupção ou o fraco crescimento econômico, também podem descarrilar um mercado rapidamente. E é difícil para o investidor médio saber quando as coisas podem ocorrer.

O Brasil, por exemplo, tem sido brutal para muitos investidores nos últimos anos, mas as avaliações tornaram-se tão baixas que Zamorano decidiu comprar. Depois que o presidente brasileiro foi impeached e um líder mais pró-empresarial entrou no poder (ele deverá baixar o Brasil 14,25 % de taxa de juros), o mercado começou a aumentar. Agora, o correios cresceu cerca de 73% neste ano e Zamorano pensa que as ações do país, que estavam em recessão, ainda têm espaço para escalar.

“Parecia que tudo estava errado lá, mas encontramos oportunidades em muitos setores diferentes”, diz ele. “Apesar de todos esses problemas negativos, essas empresas são atrativamente valorizadas e passarão por sua recessão”.

Zamorano também gosta da Rússia, que tem uma série de ações negociando abaixo de 10 vezes o lucro e agora está se beneficiando do aumento dos preços do petróleo, e a Turquia, que viu as avaliações caírem após uma tentativa de golpe. Na Ásia, ele está observando as Filipinas e a Tailândia e ele está achando compras na Coréia do Sul. Ele não está tão interessado na China em geral, que tem um setor bancário excessivo que pode afetar seu mercado, mas há bolsos que ele ainda encontra interessantes. No setor, Zamorano gosta de telecomunicações, instituições financeiras e fabricantes de automóveis na China e na Coréia do Sul.

https://www.facebook.com/comosedarbemenem/posts/878481635637510

Enquanto os investidores de mercados emergentes sempre experimentam altos e baixos, o principal motivo para investir na região é aumentar a diversificação para obter retornos adicionais, diz ele. Esses retornos estão começando a chegar. “Depois de anos de desempenho relativo em relação aos mercados desenvolvidos, os mercados emergentes oferecem boas empresas que comercializam (baixas) avaliações”, diz Zamorano.

Como comprar ações do mercado emergente

Mercados Emergentes

Há várias maneiras de comprar ações do mercado emergente. Investidores mais experientes podem comprar empresas em intercâmbios locais, mas isso pode ser um desafio dependendo do mercado. No entanto, a Bolsa de Valores de Nova York tem um grande número de recibos de depósito americanos (ADRs), que dão às empresas estrangeiras a capacidade de vender ações na bolsa de valores. É tão fácil comprar um ADR como qualquer outro estoque na NYSE.

A maneira inteligente de investir em ações dos EUA

Existem também inúmeros ETFs do mercado emergente que podem dar aos investidores ampla diversificação para vários países ou foco limitado em um único país, diz Zamorano. O Índice de Mercado Emergente MSCI da iShares (XEM) e o Índice de Mercados Emergentes MSM da BMO (ZEM), por exemplo, possuem 16 e 21 países diferentes, respectivamente, enquanto o iShares MSCI Brazil Index ETF (XBZ) oferece aos investidores um risco de mercado . Uma desvantagem para ETFs, no entanto, poderia ser a sua ponderação. Se você não está interessado na China, talvez seja necessário encontrar outra opção – tanto o XEM quanto o ZEM possuem 27% de seus ativos no país.

Claro, você também pode comprar um fundo mútuo. Neste caso, a maioria dos gerentes conhece intimamente os países e pode fazer chamadas com base nos climas econômicos e políticos. Eles também podem procurar os tipos de empresas estáveis ​​e transparentes que tipicamente fazem para um bom investimento.