Veja qual a desvantagem de comprar um veículo na loja

De acordo com a IHS Automotive Consulting, 32% dos custos de um carro novo estão diretamente relacionados a impostos. No entanto, o imposto que mais diz respeito aos proprietários de automóveis é o IPVA que é devido anualmente.

Seguro regular e Desvalorização

O seguro de carro varia muito de acordo com a idade do proprietário, como o carro vai ser usado, quantas pessoas vão dirigi-lo e, claro, de acordo com o próprio carro. O seguro no Brasil é bastante caro e, portanto, muitas pessoas não o possuem. O seguro geralmente varia entre 3 a 10% do preço total do carro por ano.

Uma vez que o carro deixou a concessionária, sofre desvalorização que varia de 10% a 30% no primeiro ano sozinho.

Aplicando essa lógica, aqueles que compram um novo carro econômico, não precisam se preocupar demais com a desvalorização que provavelmente não ultrapassará 15% no primeiro ano. Aqueles que estão interessados ​​em carros mais “luxuosos” devem optar por uma versão pré-possuída com apenas um ano de uso, pois tendem a desvalorizar em 20%.

A IPVA é cobrada sobre a propriedade de qualquer veículo automóvel. O valor é calculado de acordo com o perfil do veículo e seu estado de origem. Para o estado de São Paulo, as taxas em 2014 foram:

Tipo de veículo
Preços
Caminhões
1,5%
Ônibus, minibuses, caminhões de táxi, motocicletas, ciclomotores, scooters, triciclos, quadriciclos, máquinas de terraplanagem, empilhadeiras, guindastes, locomotivas, tratores e similares.
2%
Veículos que utilizam etanol, gás natural ou eletricidade
3%
Qualquer outro veículo a motor que não esteja incluído nas categorias especificadas acima
4%
As taxas aplicadas de acordo com o quadro publicado pelo Escritório do Tesouro do Estado, conhecido como Secretaria da Fazenda, são baseadas no preço médio de mercado para carros de modelos e características similares.

detran pe

 

Um desconto é oferecido se o IPVA for pago em apenas uma parcela em janeiro, mas também é possível pagá-lo em três parcelas mensais. Os carros antigos ou antigos, que são aqueles com mais de 20 anos, estão isentos do pagamento do IPVA Pernambuco.

Além do IPVA, existem outras despesas obrigatórias diretamente relacionadas a possuir um carro. Estes são o DPVAT, CNG e Licensing.

DPVAT

Curto para Seguro de Danos Pessoais Causados ​​por Veículos Automotores de Via Terrestre, este é um seguro para danos pessoais causados ​​por automóveis, o que garante que as vítimas de acidentes causados ​​por um automóvel recebem uma indenização.

A indenização é de R $ 2.700,00 para cobrir despesas médicas para R $ 13 500,00 em caso de óbito ou inaptidão permanente. O DPVAT é pago junto com IPVA e tem um valor fixo de R $ 105,65 para carros, R $ 292,01 para motocicletas, se pago em uma parcela, R $ 396,49 para ônibus e R $ 110,38 para caminhões. O valor é o mesmo para carros produzidos localmente e importados.

Selo GNV

Usado por mais de um milhão de veículos no Brasil, gás natural comprimido ou carros equipados com GNV devem passar por uma inspeção anual realizada por lojas credenciadas pelo Inmetro. O custo médio da inspeção é de BRL 260,00. https://www.facebook.com/carrosd0brasil/posts/2008706629359038

Licenciamento

Todos os anos, os carros são obrigados a renovar o seu CRLV, abreviação de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, que é o certificado de registro e licenciamento de veículos. Este documento é obrigatório e a taxa é de R $ 72,25. Além disso, todas as multas que você pode ter recebido ao longo do período anual devem ser pagas para obter o seu veículo licenciado.